quinta-feira, 16 de junho de 2011

O REINO DE DEUS E A INTOLERÂNCIA DOS FORTES

Romanos 14:12-18
12 -Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.
13 -Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão.
14 -Eu sei e estou persuadido, no Senhor Jesus, de que nenhuma coisa é de si mesma impura, salvo para aquele que assim a considera; para esse é impura.
15 -Se, por causa de comida, o teu irmão se entristece, já não andas segundo o amor fraternal. Por causa da tua comida, não faças perecer aquele a favor de quem Cristo morreu.
16 -Não seja, pois, vituperado o vosso bem.
17 -Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
18 -Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens.


Introdução

Quando estudamos este trecho da palavra de Deus, percebemos claramente que o Apóstolo Paulo está nos chamando atenção para tomarmos cuidados com o julgamento precipitado e injusto, com aqueles que chamamos de irmãos. Paulo no caso aqui está se referindo a comida, porém o assunto é abrangente, não se limita apenas a comida em si, na verdade tudo que venha fazer com que eu faça o meu irmão tropeçar, eu não devo fazer, ainda que aos meus olhos e aos olhos de todos possa parecer algo muito normal, se o que eu fizer pode causar tropeço ou ser escândalo para o meu irmão, eu devo me abster de fazer.

Entretanto hoje existe uma intolerância no ar e as pessoas chamam a esta intolerância de quebra de paradigma. Se a pessoa não faz algo por ser temente a Deus chamam-na de legalista e extremista, porém se alguém faz por ter a sua consciência pura e achar que aquilo pode ser feito ou comido etc... estes não se preocupam com o quanto estarão escandalizando, fazem inclusive propositalmente com a desculpa de estarem quebrando paradigmas, ou combatendo o legalismo.

Entretanto não é isto que a palavra de Deus está nos ensinando através do apóstolo Paulo, ou será que o que ele diz não é palavra de Deus? Ele diz para que aquele que não faz, ou não come, não julgue ao que faz , ou que come, mas diz para aquele que faz ou come, que não despreze aquele que não faz, ou não come. Ora o que quer dizer não despreze? Significa que eu não devo fazer, ou comer, se escandaliza meu irmãozinho que “eu” considero fraco. A minha liberdade tem limite, ela só pode ir, até ao ponto em que não cause dano ao meu próximo.

Eu preciso entender que a mesma liberdade que eu tenho para comer, o meu irmão tem para não comer, que o mesmo direito que eu tenho de não gostar de usar gravata, o meu irmão tem o de usar, o mesmo direito de gostar de assovios na igreja, de usar brincos, de comer carne, de dançar, o meu irmão tem de não fazer nada disso, sem ser olhado como um ET e idiota. Ambos tem que serem olhados como irmãos, porque o que faz, para o Senhor o faz e dá graças a Deus, e o que não o faz, para o Senhor não faz, e também dá graças a Deus.

Deu para entender? Ou eu falei embolado?


Precisamos Atentar para alguns princípios que Paulo nos Ensina:


1º Precisamos cuidar da nossa vida e amar nosso irmão. V. 12-13

2º Precisamos aprender que nós é que vemos impureza ou santidade nos irmãos, não Deus,  e nossos critérios são mesquinhos e egoístas. V.14

3º Precisamos valorizar e cuidar das vidas que são colocadas em nossas mãos, elas são mais e muito mais do que coisas, ou comida. V.15
Sem deixarmos de esquecer, que estas vidas pertencem a Deus.

4º Precisamos entender que os valores do Reino de Deus não podem ser comparados com os nossos valores mesquinhos. V.17
O Reino de Deus está acima de julgamento por nossa parte, ele não pode ser visto com esses olhos que vemos, nem por esta mente que pensamos, mas é necessário que venhamos adquirir a mente de Cristo para entendermos.
Leia II Co. 2 : 9-14.


Conclusão

Que coisa linda nos deixou Paulo, no final destes ensinamentos. Quando procedermos corretamente, do jeitinho que Deus quer, somos reconhecidos tanto por Deus quanto pelas pessoas que nos cercam. Agora prestemos atenção: Não é o que apenas fala isso, não é apenas aquele que sabe de tudo isto, mas aquele que pratica isso, que defende isso, que respira isso, que vive isso.

É agradável a Deus e aprovado pelos homens.

Que Deus nos Ajude !!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário