quinta-feira, 24 de novembro de 2011

SÍNDROME DE ASAFE

Salmos 73


Introdução :

Durante muitos anos venho catalogando na minha vida uma lista de injustiças que já sofri, nenhuma delas foi inventada, mas reais, porque injustiça só as conhece quem sofre, quem as pratica dificilmente reconhecerá, e a cada vez que as sofria mais me achava bom, e injustos os que me cercavam, mas isto sempre nos faz muito mal. Por isso não irei mensioná-las.
Finalmente hoje, alguns colegas do meu trabalho conversavam sobre algumas injustiças que tem acontecido no meio futebolístico, e tudo gira em torno da corrupção e ganância pelo dinheiro e poder, participando da conversa percebi que isto somatizara para que a nossa revolta aumentasse, então resolvi clamar a Deus e pedir misericórdia, quando Deus me fez enxergar as minhas próprias ações, ele me fez ver como eu agiria estando em posição de autoridade e percebi que inconscientemente, por zelo, ou qualquer outro motivo acabamos agindo da mesma forma com aqueles que são por nós liderados. Então me lembrei de Asafe no salmo 73 e da palavra que se encontra em Apocalipse  22:11, por isso resolvi registrar este momento.

SÍNDROME DE ASAFE

Asafe começa o salmo 73 qualificando e exaltando o nome de Deus, ele diz:
Com efeito Deus é bom para com Israel, para com os de coração limpo.
Quem é Israel? Quem é este povo? Povo de Deus, não só os Israelitas, mas os de coração limpo, limpo de maldade, limpo de injustiça, limpo de engano, que um dia entregaram suas vidas ao senhor Jesus. Deus é bom para quem limpa o coração.
Amados, esta palavra me trouxe uma tremenda paz, pois eu descobri que não tenho que me preocupar com a injustiça dos outros, mas com a minha, não importa quem pratica injustiça contra a minha pessoa ou contra quem quer que seja, isto é problema dele com Deus, eu devo manter limpas as minhas mãos. Asafe deixa claro: Deus é bom! Mas, quanto a mim, quase resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos.
Eu estava quase com os pés fora do caminho de Deus, faltou pouco. Asafe explica porque:
Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos.
Para eles não há preocupações, o seu corpo é sadio e nédio.
Não partilham das canseiras dos mortais, nem são afligidos como os outros homens. Daí, a soberba que os cinge como um colar, e a violência que os envolve como manto. Os olhos saltam-lhes da gordura; do coração brotam-lhes fantasias. Motejam e falam maliciosamente; da opressão falam com altivez.
Contra os céus desandam a boca, e a sua língua percorre a terra.
Por isso, o seu povo se volta para eles e os tem por fonte de que bebe a largos sorvos.
O grande problema que nos aflige é quando estamos olhando para aquilo que gostaríamos de ter, ou ser, mas não conseguimos alcançar, aí conseguimos enxergar a injustiça, porque nós nos vemos, ou nos achamos injustiçados.

Precisamos atinar para o grande perigo que nos cerca, quando resolvemos por os olhos na injustiça alheia, o salmista aqui, Asafe não era um qualquer, era alguém fiel, era um adorador da casa do Senhor, era um músico escolhido por Deus, Asafe,  para quem não conhece a sua história foi um grande levita na casa de Deus, um homem que tinha uma intimidade com o Pai Celestial e que possuía em sua vida o dom de ministrar louvor como ninguém, esta unção ele recebera na sua vida através do rei Davi, que além de rei era um excelente músico e adorador do Senhor.
Mas quando ficou olhando para a injustiça alheia, quase acabou saindo dos caminhos de Deus.
Amados, preste bastante atenção: por os pés fora do caminho de Deus pode trazer transtornos irreparáveis para aquele que é um adorador, pode gerar morte espiritual. Você é um levita na casa de Deus? Digo Levita no sentido figurado, me entenda por favor, nós sabemos que Levitas eram os que faziam parte da tribo de Levi, isto não existe mais, porém não nos esqueçamos que hoje podemos chamar simbolicamente de levitas aqueles que estão encarregados de todo serviço na casa do Senhor, como faziam os levitas naquele tempo, que mau tem nisso?
Tome cuidado, não deixe sua mente viajar nas ondas da alto comiseração, olhe para aquele que nunca comete injustiça, para aquele que não te despreza, que te valoriza e até morreu por você,  “JESUS”.

Eu acredito que uma grande maioria de cristãos hoje se encontram com síndrome de Asafe, e o que é pior, não é invejando a prosperidade dos ímpios, mas dos “pastores”, sim porque nunca se viu tanta injustiça sendo praticada como no meio cristão. Como o dinheiro cega, como o poder cega, como a posição nos faz discriminar, como a aparência é importante nestes dias.
É, essa eu conheço bem!
Outra área discriminada, é a área financeira, se você é feio e sem dinheiro, aí a dose é dupla.
A concepção que as pessoas têm de quem é simples, sem aparência e sem dinheiro, é que ela não tem capacidade para dar opiniões, para raciocinar, não deixe ela falar porque vai sair besteira, tire ela da tela, porque vai espantar a clientela,não adianta fingir que é diferente, é assim que funciona.
O que se esquecem é que Jesus não chamou muitos sábios, e nem muitos nobres de nascimento, pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são;
a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.( I Co. 1:26-29 )
Com isto fica claro que em se tratando de homens chamados por Deus, não importa se ele é alto, magro, baixo, gordo, feio ou bonito, o critério de Deus na escolha de dar sua sabedoria e autoridade, não é pela aparência, cultura, valor financeiro, mas pela retidão do coração, não é isto que Salomão nos diz em provérbios 2: 6-7 ?  Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento.
Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade.

Olha amados, se existe uma passagem que eu amo nas escrituras é essa, eu estou sempre citando em minhas pregações, para ver se os homens a ouçam.
As coisas de Deus não são entendidas por capacidade humana não, não é porque o cara é um pensador, Bacharel em teologia, doutor em divindade, não é porque ele é bonito, forte, porque nasceu em berço evangélico de família nobre etc... mas pela retidão do coração. Graças a Deus que os critérios dele são diferentes do nosso.

Isto tudo tem provocado essa síndrome de Asafe em muitos cristãos e o pior é que muitos deles tem colocado os pés fora do caminho e pagado preços altíssimos, mas eu bem sei que maior culpa tem aqueles que tem provocado a revolta nesses corações do que os que tem se afastado, Asafe também nos mostra isso, vejamos : Sl. 73 : 13-17
Com efeito, inutilmente conservei puro o coração e lavei as mãos na inocência.
Pois de contínuo sou afligido e cada manhã, castigado.
Se eu pensara em falar tais palavras, já aí teria traído a geração de teus filhos.
Em só refletir para compreender isso, achei mui pesada tarefa para mim;
até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles.

A primeira coisa que vem na mente de qualquer um é esta: o que adianta eu me guardar, manter a inocência na minha vida, ninguém reconhece, ou se reconhece, ninguém quer ficar sem o seu quinhão, ninguém quer saber da minha dor.
O Salmista diz de contínuo sou afligido e cada manhã castigado, é assim mesmo, é como uma bebida forte que nos assola a cada manhã ao pensamento, a dor da rejeição é uma dor terrível, a dor da injustiça dói muito, e o que é pior , o só pensar em falar já machuca, já angustia, já nos faz sentirmos culpados e traidores, não é isso que Asafe fala no verso 15?
Se eu pensara em falar tais palavras, já aí teria traído a geração de teus filhos.
E mais, Em só refletir para compreender isso, achei mui pesada tarefa para mim;
Mas a grande saída, o grande trunfo que temos está no verso 17 :
até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles.
Não existe mágica, este vai ser sempre o meio de espantar esta síndrome maldita, entrar no santuário de Deus, é entrarmos de corpo e alma na presença do Deus justo, pois só lá conseguimos atinar com o fim deles, não importa o princípio e nem o meio, o grande trunfo está no fim de tudo, não importa se hoje há choro ou há humilhação, se há rejeição, se há discriminação, se há descaso, o que importa é o fim de tudo.
Os próximos versos me assustaram, pois Deus me fez ver que só estamos onde Deus nos coloca, ninguém está em lugar algum sem que Deus o tenha colocado lá, senão vejamos:
18-Tu certamente os pões em lugares escorregadios e os fazes cair na destruição.
19-Como ficam de súbito assolados, totalmente aniquilados de terror!
20-Como ao sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, ao despertares, desprezarás a imagem deles.

 Assim como Deus os levantou e os colocou ali, ele os fará descer para a destruição. Não é isso que desejamos, nosso sonho é que possamos viver juntos de igual para igual, porque é o que somos, iguais, quer eles queiram ou não, somos iguais.
E o pior é que eles pensam que estão fazendo o certo, mas o texto diz que Deus os despertará como de um sonho e lhes mostrará o seu desprezo.
Já pensou o que significa isso? O Senhor desprezará a imagem deles, ou seja, será como se eles nunca tivessem existido.

Enquanto estamos olhando para a injustiça humana, e principalmente quando conosco, só nos achamos perfeitos e justos, só nos vemos sofredores e merecedores da graça de Deus, para nós não existe ninguém mais certo que nós, mas quando entramos no santuário de Deus e meditamos na sua justiça conseguimos ver que não somos melhores, que na verdade ficamos piores que eles, pois a revolta nos embrutece, veja o que diz Azafe nos versos seguintes:
21-Quando o coração se me amargou e as entranhas se me comoveram,
22-eu estava embrutecido e ignorante; era como um irracional à tua presença.
Só conseguimos enxergar isso quando entramos na presença de Deus para meditar sobre o assunto, mas ainda assim até o parar para meditar e para refletir sobre o assunto, faz parte do cuidado de Deus conosco, pois é ele quem nos segura pela nossa mão e nos guia com o seu conselho, e se correspondermos ao seu conselho, ele nos receberá, na sua glória,  veja:
23-Todavia, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita.
24-Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória.
Como é bom ser guiado pelo conselho de Deus, ah’! se todos entendessem o sentido disto? Mas infelizmente muitos estão preferindo seguir conselhos dos psicólogos, ou dos conselheiros da mídia, mas se estes forem ímpios, de que nos servirá os seus conselhos, se Deus nos diz na sua palavra que bem aventurado é aquele que não anda segundo o conselho dos ímpios?

Asafe termina o seu salmo declarando:
25-Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra.
26-Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.
27-Os que se afastam de ti, eis que perecem; tu destróis todos os que são infiéis para contigo.
28-Quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no SENHOR Deus ponho o meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos.
Asafe deixa claro que Deus é a sua maior herança, não são bens materiais, não são riquezas nem honras, ele diz: Não há outro em quem me compraza na terra, quem me fortalece é o Senhor, quem me compreende é o Senhor, quem me consola é o Senhor, quem me sustenta é o Senhor.
Eu vou me fortalecer nele, vou viver para ele, vou aguardar para receber a glória que me está reservada por ele.

Dentro do santuário de Deus ouço uma voz doce e suave que me diz: busque a minha justiça, cuide da tua vida, porque Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.(Mq.6:8)
O que precisamos aprender é que Deus não nos chamou para sermos juízes, mas para praticar a justiça, não nos cabe julgar ninguém, nos cabe o discernir o que é certo e o que é errado e procurarmos aprender com os nossos erros e com os erros dos outros. Gosto muito das  frases ditas por Augusto Cury, autor do livro Pais brilhantes professores fascinantes, ele disse: “Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros”.
“Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas. Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes”.
Estamos caminhando como peregrinos por uma estrada acidentada, por isso precisamos ser observadores e muito cuidadosos, criteriosos. Tenho aprendido que os erros dos outros não são para eu criticar nem para julgar, afinal eu também tenho meus erros, mas se eu não puder ajudar, pelo menos aprender a não incorrer no mesmo erro, é isso que nos ensina o Senhor em AP. 22:11 Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se.
Minha missão é eu melhorar a cada dia, afinal, A vereda do justo é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito. ( Pr. 4:18 )
Obrigado Senhor por me abrir os olhos e me fazer enxergar a tua luz e por ter misericórdia da minha vida me apontando sempre o caminho da tua santidade.
Obrigado por não me condenar na minha desventura, obrigado por me ajudar sempre que tento me desviar dos teus caminhos, faça isso também Senhor, por aqueles que estão vacilando, abra os olhos daqueles que estão a beira do abismo.
Também tenha misericórdia daqueles que sem discernimento têm agido com injustiça contra o seu próximo.

Pai, eu te oro, em nome de teu filho amado Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário