quarta-feira, 15 de junho de 2011

Removedores de  Pedras
João 11:39-44

39-Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias.
40-Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?
41-Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste.
42-Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste.
43-E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!
44-Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir.


Introdução :

                        A minha vida inteira eu ouvi pregações sobre esta passagem bíblica em que o pregador dizia: Jesus quer fazer milagres em sua vida, Jesus quer te levantar da morte, mas o que você pode fazer Deus não faz, ele só faz o que você não pode fazer, até eu mesmo já preguei muito sobre isto muitas vezes. A verdade é que durante muito tempo nós parecíamos mais papagaios do que pregadores e servos de Deus de verdade, que mantemos comunhão íntima com Deus, aprendemos os chavões evangélicos e as interpretações como se fosse realmente a interpretação bíblica, sem realmente refletirmos e pedirmos revelação de Deus, eu creio que Deus até nos usava na nossa ignorância.
Mas o que ocorre hoje, é que o Senhor está nos chamando para uma comunhão mais íntima e nos mostrando que meditar na bíblia nos faz ver coisas muito mais profundas do que a nossa mente limitada consegue ver.

Quando nós paramos para meditar nesta passagem bíblica tão rica e vemos Jesus mandando tirar a pedra, de maneira nenhuma Jesus está mandando o morto tirar a pedra, primeiro, porque isto seria impossível, morto não pode fazer nada, segundo lugar, a pedra estava pelo lado de fora e o morto estava do lado de dentro do túmulo, em terceiro lugar a pedra era muito pesada para um único homem remove-la, muito menos lázaro que já estava começando a entrar em estado de decomposição.

O que agente aprende com isso?

1º Quando Jesus mandou que tirasse a pedra, Jesus não se referiu ao morto, mas aos seus discípulos. Aí eu aprendo uma série de coisas tremendas com isto.
Jesus estava dizendo para Marta, Maria, os Discípulos : Se vocês querem ver milagre acontecer então vocês terão que agir com uma atitude de fé,  e comecem tirando a pedra que está impedindo vocês de o verem. Essa pedra esta na boca do túmulo e vocês é que precisam tirar, tire a pedra da incredulidade, tire a pedra do medo de ser decepcionado, tire a pedra do orgulho, da vaidade, tire a pedra do eu posso, ou eu não posso, tire a pedra do preconceito, tire a pedra da dúvida, e vocês vão ver os cegos enxergarem, os surdos ouvirem, os coxos levantarem, os paralíticos andarem, os leprosos sendo purificados e os mortos ressurgirem.
Dizer ao morto que ele tem que tirar a pedra é muito cômodo pára nós e tira a nossa responsabilidade, e quer saber, jamais veremos o milagre acontecer, porque só quem pode fazer o morto se mover é Jesus, o paralítico levantar é Jesus, o surdo ouvir, só Jesus, tocar no leproso e ele ficar purificado, só Jesus, e ninguém mais.
2º Tirar a pedra as vezes vai nos custar alguns danos, as vezes nos fará mexer com coisas que irão nos expor, vejam o que Marta disse: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias.(v.41)
É melhor não mexer neste morto, deixa a pedra no lugar, é melhor não mexer neste problema. E o tempo vai passando, passando, o problema vai crescendo, o morto apodrecendo, e aí não dá mais, passou o tempo do milagre, passou a oportunidade.
E aí começamos dar uma série de desculpas e ainda usamos a palavra de Deus, ah’, o importante não é vermos milagres, o importante é termos um coração sincero na presença de Deus, Jesus disse que muitos virão naquele dia e dirão: Senhor em teu nome profetizamos, curamos, expulsamos demônios, mas o Senhor lhes dirá: Nunca vos conheci. É melhor não mexermos com isso não, vamos ficar na nossa humildade, é melhor assim, mas irmos para o céu.
O que precisamos entender é que a obra de Deus que realizamos não é para irmos para o céu, se assustou? É isso mesmo, mas é para que levemos pessoas para o céu,  e existem situações que um milagre pode abrir caminho para muitas pessoas crerem e serem salvas. Nós realizamos obras porque o céu entrou em nós e nós queremos ver o céu entra na vida daquele que está em trevas. Vamos usar os recursos que o Senhor nos deu.

3º Jesus quer nos proporcionar oportunidades de vermos a glória de Deus aqui na terra ainda. A glória de Deus que ele quer nos mostrar, não é uma conta bancária gorda, nem um Jatinho, não é uma vida de fama, de estrela, não, ele quer nos mostrar o que ele pode fazer e não o que os homens podem fazer. (v.40)
Irmãos, se unir e investir grandes quantias no meu ministério e me colocarem em evidência, não é o que Deus pode fazer, isto é coisa que os homens podem fazer. Pode ser até que eu esteja fazendo a obra de Deus, mas não é Deus realizando a sua obra.
A obra de Deus só é realizada quando eu “creio” no que me ensina a palavra de Deus.
“Se tu Creres, Verás a Glória de Deus”.

4º Quando tiramos a pedra percebemos que o milagre acontece não só por que Deus ouve nossa oração, ou por que passamos a merecer por termos feito a oração certa, mas porque ele já ouviu o seu filho. Ele vai nos ouvir porque o Pai já ouviu o seu filho, é só por isso que podemos ter confiança que ele nos ouvirá, não é porque somos mais espirituais, nem porque temos o melhor dízimo, ou porque somos totalmente entregues a obra. Não é porque renunciamos mais ou menos, mas porque Deus o Pai já o ouviu. (v.41-42)
Estes sinais são importantes para que creiam que Jesus é de fato o filho de Deus.

5º Depois de removermos a pedra, depois de vencermos os obstáculos e vermos a Glória de Deus, temos a missão de desatar, dês mumificar o ressuscitado. A vida que vem da morte vem todo enrolado, cheio de dificuldade, cheio de dificuldade para caminhar, precisamos ensiná-lo a andar livremente, para isto é preciso paciência, não nos esqueçamos que ele estava morto, ainda tem alguma coisa que não cheira bem, não podemos querer que uma pessoa que acabou de ressuscitar já exale o bom perfume de Cristo, esta parte o Senhor deixou conosco.  Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir.
Não é para o impedirmos de caminhar, temos que deixá-lo caminhar, deixá-lo crescer e se tornar uma bênção na mão do Senhor.

Conclusão :
                        Deus procura removedores de pedra, gente que quer remover obstáculos para que outros tenham direito ao reino de Deus, gente que crê de verdade e gente que está com sede de ver a glória de Deus.