quinta-feira, 16 de junho de 2011

O REINO DE DEUS E A INTOLERÂNCIA DOS FORTES

Romanos 14:12-18
12 -Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.
13 -Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão.
14 -Eu sei e estou persuadido, no Senhor Jesus, de que nenhuma coisa é de si mesma impura, salvo para aquele que assim a considera; para esse é impura.
15 -Se, por causa de comida, o teu irmão se entristece, já não andas segundo o amor fraternal. Por causa da tua comida, não faças perecer aquele a favor de quem Cristo morreu.
16 -Não seja, pois, vituperado o vosso bem.
17 -Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
18 -Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens.


Introdução

Quando estudamos este trecho da palavra de Deus, percebemos claramente que o Apóstolo Paulo está nos chamando atenção para tomarmos cuidados com o julgamento precipitado e injusto, com aqueles que chamamos de irmãos. Paulo no caso aqui está se referindo a comida, porém o assunto é abrangente, não se limita apenas a comida em si, na verdade tudo que venha fazer com que eu faça o meu irmão tropeçar, eu não devo fazer, ainda que aos meus olhos e aos olhos de todos possa parecer algo muito normal, se o que eu fizer pode causar tropeço ou ser escândalo para o meu irmão, eu devo me abster de fazer.

Entretanto hoje existe uma intolerância no ar e as pessoas chamam a esta intolerância de quebra de paradigma. Se a pessoa não faz algo por ser temente a Deus chamam-na de legalista e extremista, porém se alguém faz por ter a sua consciência pura e achar que aquilo pode ser feito ou comido etc... estes não se preocupam com o quanto estarão escandalizando, fazem inclusive propositalmente com a desculpa de estarem quebrando paradigmas, ou combatendo o legalismo.

Entretanto não é isto que a palavra de Deus está nos ensinando através do apóstolo Paulo, ou será que o que ele diz não é palavra de Deus? Ele diz para que aquele que não faz, ou não come, não julgue ao que faz , ou que come, mas diz para aquele que faz ou come, que não despreze aquele que não faz, ou não come. Ora o que quer dizer não despreze? Significa que eu não devo fazer, ou comer, se escandaliza meu irmãozinho que “eu” considero fraco. A minha liberdade tem limite, ela só pode ir, até ao ponto em que não cause dano ao meu próximo.

Eu preciso entender que a mesma liberdade que eu tenho para comer, o meu irmão tem para não comer, que o mesmo direito que eu tenho de não gostar de usar gravata, o meu irmão tem o de usar, o mesmo direito de gostar de assovios na igreja, de usar brincos, de comer carne, de dançar, o meu irmão tem de não fazer nada disso, sem ser olhado como um ET e idiota. Ambos tem que serem olhados como irmãos, porque o que faz, para o Senhor o faz e dá graças a Deus, e o que não o faz, para o Senhor não faz, e também dá graças a Deus.

Deu para entender? Ou eu falei embolado?


Precisamos Atentar para alguns princípios que Paulo nos Ensina:


1º Precisamos cuidar da nossa vida e amar nosso irmão. V. 12-13

2º Precisamos aprender que nós é que vemos impureza ou santidade nos irmãos, não Deus,  e nossos critérios são mesquinhos e egoístas. V.14

3º Precisamos valorizar e cuidar das vidas que são colocadas em nossas mãos, elas são mais e muito mais do que coisas, ou comida. V.15
Sem deixarmos de esquecer, que estas vidas pertencem a Deus.

4º Precisamos entender que os valores do Reino de Deus não podem ser comparados com os nossos valores mesquinhos. V.17
O Reino de Deus está acima de julgamento por nossa parte, ele não pode ser visto com esses olhos que vemos, nem por esta mente que pensamos, mas é necessário que venhamos adquirir a mente de Cristo para entendermos.
Leia II Co. 2 : 9-14.


Conclusão

Que coisa linda nos deixou Paulo, no final destes ensinamentos. Quando procedermos corretamente, do jeitinho que Deus quer, somos reconhecidos tanto por Deus quanto pelas pessoas que nos cercam. Agora prestemos atenção: Não é o que apenas fala isso, não é apenas aquele que sabe de tudo isto, mas aquele que pratica isso, que defende isso, que respira isso, que vive isso.

É agradável a Deus e aprovado pelos homens.

Que Deus nos Ajude !!!!!!!

UMA GRANDE EXPECTATIVA


ATOS DOS APÓSTOLOS 1 : 4-9

E comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse, de mim ouvistes.
Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel?
Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade;
mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos.

Como podemos observar, o próprio Senhor Jesus, criou uma expectativa no coração dos discípulos: os mesmos deveriam permanecer na cidade esperando uma promessa jamais conhecida dos homens, algo inusitado, iriam receber um batismo que viria do alto, nada aqui da terra, nada que o homem pudesse imaginar como seria. É evidente que no coração dos discípulos existia uma expectativa segundo uma visão humana o que era bem natural, visto que jamais conseguimos imaginar algo que nunca vimos.
A pergunta dos discípulos no verso 7 mostra isso: Senhor, será este o tempo de restaurares o reino a Israel? A visão deles era totalmente terrena, eles sonhavam com isto, respiravam dias melhores para o povo. Porem o que Deus tinha para eles ia muito além do que eles poderiam imaginar. Deus não está apenas interessado em resolver os nossos conflitos terrenos, ele tem muita coisa do céu para nos dar e para nos revelar, isto tudo aqui na terra vai passar, mas o que é do céu permanecerá para sempre.
Jesus responde aos discípulos não com o que eles queriam ouvir, mas com o que precisavam ouvir. Precisamos estar preparados para isto, nem sempre o Senhor nos responderá com o que queremos ouvir, mas sempre nos responderá com o que precisamos ouvir.
Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o pai reservou para a sua exclusiva autoridade, Isto ele fará ao seu tempo, a restauração virá, mas quando isto ocorrerá não é de vossa competência, por enquanto vocês irão ser os arautos deste tempo que ainda irá chegar, por enquanto sereis reparadores de brechas, sereis estimuladores de fé nos corações, e para isso é só permanecer em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder, recebereis poder ao descer sobre vós o ESPÍRITO SANTO e tereis autoridade para serdes minhas testemunhas, não somente aqui em Jerusalém, mas em toda a Judéia, Samaria, e até aos lugares mais afastados da terra, onde existir gente devereis testemunhar do meu poder.
Passados mais de dois mil anos, a mesma expectativa que tinham os discípulos, por incrível que pareça, continua latejando em nossos corações. Estamos sempre querendo ver o poder de Deus se manifestar e executar a sua justiça nos homens.
O grande problema é que queremos ver a justiça de Deus mas não queremos pagar o preço. Não devemos nos esquecer que Elias pediu a Deus para não chover, mas ele mesmo sofreu consequências da falta de chuva.

Entendamos o seguinte:
1º) Jesus não nos mandou olhar para sinais nos homens, mas para os sinais dos tempos. Para os discípulos em atos ele mandou que ficassem em Jerusalém até, que fossem revestidos de poder, mas que olhassem para a figueira procurando observar quando as suas folhas estivessem verdes, de certo saberiam que estava próximo o verão. Assim também quando vissem todos os sinais dos tempos acontecendo, ficassem apercebidos porque estaria próximo a nossa redenção. Ou seja, Jesus não deu data para a restauração, mas deu sinais e mandou que ficássemos olhando para os sinais dos tempos e não para os sinais dos exibicionistas.

2º) Precisamos de poder? Sim, precisamos de um avivamento? Sim, precisamos ver Deus agindo com poder? Sim, tudo isso tem que fazer parte da nossa vida, afinal estamos no mundo. Mas o que precisamos estar atentos é que a nossa expectativa maior, é com a volta do nosso Senhor e com o céu que nos espera, até a natureza geme aguardando a redenção dos filhos de Deus.
Vamos buscar a Deus com temor e tremor, com responsabilidade e com corações humildes e verdadeiros diante de Deus, vamos buscar e permanecer em Jerusalém, não vamos sair de Jerusalém, não vamos sair dos parâmetros traçados por Deus, vamos continuar sendo simples como as pombas e prudentes como as serpentes.

3º) Não podemos nos esquecer que Jesus nos advertiu com veemência que fossemos vigilantes, nos mandou que vigiasse e orasse, pois haveriam de surgir falsos mestres, falsos profetas, nos advertiu que haveriam escândalos e isto era algo inevitável que acontecesse, mas “ÁI”, daqueles por onde viessem estes escândalos.
Ora, se ele mandou que vigiássemos, que fôssemos prudentes, é porque qualquer um de nós, sem exceção, seríamos vulneráveis e alvos destes escândalos, sem dúvida alguma.
O grande problema é que achamos sempre que somos os mais sábios e os mais atentos, e é exatamente nesta hora que o inimigo nos apanha, pensamos que estamos de pé, mas Paulo nos alertou:
Aquele que “pensa” estar de pé, cuide para que não caia.

Conclusão :
Qual deve ser a nossa expectativa em nossos dias?
PRECISAMOS ESTAR SEMPRE, NOS FAZENDO AS SEGUINTES PERGUNTAS:

1º ) Qual a melhor forma de eu passar a mensagem que o meu Senhor me comissionou à fazer?
2º ) O que eu posso fazer, para alcançar esta grande multidão perdida em nossos dias?
3º ) Como ser um referencial para os meus filhos, meus netos, para as gerações futuras?

Procedendo desta forma, dificilmente seremos escândalos e estaremos atendendo a vontade do nosso mestre, e sem dúvida nenhuma estaremos preparados para a hora que a trombeta soar.
4º ) Qual o legado que vou deixar para as próximas gerações.
Qual é a sua expectativa?

OLHOS DE ÁGUIA
Mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam. ( Is. 40:31 )

Quando começamos a pensar nas características, ou seja, para a natureza das águias, descobrimos coisas fantásticas:

A primeira delas é que as águias não temem e nem fogem das tempestades.
Segundo alguns estudiosos, as águias quando pressentem as tempestades, agem totalmente diferentes das outras aves, ela alça vôo e transcendem as mais altas nuvens, onde há total calmaria, para as águias o seu refúgio são as alturas.

O segundo fator interessante é que as águias possuem três fóveas.

Fóvea é o ponto central da visão, ou seja, o ponto onde somos capazes de enxergar com nitidez, podemos ver várias coisas à nosso redor ao mesmo tempo, mas somente um objeto será o alvo de nossa visão perfeita.
O homem possui apenas uma fóvea, por isso só pode enxergar em uma única dimensão, porém as águias podem ver em três dimensões, perfeitamente, e com um giro de 360º pode escolher a sua presa.

Com quanto o homem possua apenas uma fóvea, quando este consegue alcançar um perfeito relacionamento com o seu criador, lhe é possível enxergar em três dimensões, sua visão não é mais limitada e espiritualmente pode este ver além do que qualquer visão humana, de maneira que mesmo diante dos maiores desafios não se abala.

Não foi sem causa que o profeta Isaías nos disse nesta linda passagem do cap. 40:30: Que os que esperam no SENHOR, ou seja, os que confiam na provisão, autoridade e domínio do SEU CRIADOR, conseguem arrancar forças do mais íntimo do seu ser , para perseverarem em sua espera, porque tem a sua visão na materialização do impossível, porque conhecem o DEUS que chama a existência as coisas que não existem como se já existissem.

Conseguem como as águias subir além das barreiras das mais altas nuvens e alcançam paz, mesmo em meio as tempestades.

E você, como são os seus olhos?
Será que seus olhos só conseguem ver as derrotas, os desafios e as decepções da vida?
Será que você é um cristão de apenas uma fóvea? Ou de três?

Peça ao SENHOR hoje que ele te dará olhos de águia, dando-te condições de enxergar muito mais do que um ponto.

Porque se os teus olhos forem bons todo o teu corpo será luminoso, mas se os teus olhos forem maus, todo o teu corpo será trevas.

Peçamos ao SENHOR JESUS, que nos dê